Impressora de Holograma 3D

Embora seja uma solução reduzida, a impressora de hologramas é tão complexa quanto as alternativas profissionais.

Postado por: Beatriz, Fonte Canaltech

 

Uma companhia dos Estados Unidos lançou a primeira impressora de hologramas em 3D caseira do mundo.

A mais recente invenção da companhia LitiHolo, a Desktop 3D Hologram Printer, uma caixa azul ligeiramente translúcida equipada com tecnologia inspirada em máquinas de laboratórios, mas reduzida ao tamanho de uma impressora 3D comum e adaptada para criações mais simples, feitas a partir de qualquer computador.

Embora seja uma solução reduzida, a impressora de hologramas da LitiHolo é tão complexa quanto as alternativas profissionais. O aparelho recolhe múltiplas perspectivas de uma mesma imagem ou objeto — que devem ser fornecidas pelo usuário e as fragmenta em registros únicos para formação do holograma. Tudo fica registrado em partes chamadas de hogel.

A impressora, então, interpreta cada um desses hogel e os insere num material apropriado através de lasers de alta precisão. O processo por si só já é bem interessante de acompanhar e remete às impressoras 3D convencionais, mas com as peculiaridades da produção de hologramas.

Depois de pronto, o resultado é um holograma com aproximadamente 10,15 cm de largura e 12,7 cm de comprimento, com hogel de proporções 1x1 mm. Cada uma das demonstrações da LitiHolo apresenta um holograma monocromático, algo que deve ser uma limitação do produto no momento.

O processo de criação, por sua vez, leva tempo — os vídeos demonstrativos foram acelerados para deixar o conteúdo mais dinâmico. A manipulação dos filmes adaptados também precisa ser cuidadosa, com avisos estampados na caixa que recomendam sua abertura “apenas em lugares escuros ou salas pouco iluminadas”.

(Imagem: Divulgação/LitiHolo)

 

Quer saber mais? Acesse Canaltech e confira a matéria completa.